slidelo

Cuidado com os produtos comedogênicos!

segunda-feira, 3 de setembro de 2018


Talvez você já tenha visto esse termo em algum rótulo, ou até mesmo escutado alguém falar sobre ele, mas você sabe o que são produtos comedogênicos?
 Esse termo é muito pouco conhecido, mas que precisa ser, pois ele está ligado diretamente com a saúde da sua pele.
Nesse post eu vou falar sobre os riscos de usar produtos comedogênicos.

Primeiramente, nem toda espinha é causada por produtos comedogênicos! Problemas hormonais e alimentação inadequada pode ter relação com o aparecimento delas.
Mas vamos falar sobre esse termo, um tanto quanto, esquisito!


O que são produtos comedogênicos?
São produtos que tem em sua formulação, ingredientes que causam obstrução dos poros (folículo piloso). Afetando principalmente as peles oleosa e propensa à acne, pois além de ativar a oleosidade excessiva, eles causam comedões, também conhecido como cravos. Podendo ser aberto (cravo preto) ou fechado (cravo branco).

Tipos de comedões:

  • Comedões aberto ou cravos preto: Tem uma coloração mais escura, devido ao acúmulo de queratina, sebo e células mortas dentro de um folículo piloso dilatado - os poros abertos. Restos de maquiagens, e o contato direto com o ar e suas impurezas, contribuem para a oxidação e o escurecimento desses cravos. 
  • Comedões fechados ou cravo branco: Diferente dos pretos, os cravos brancos são fechados, pois são recobertos de queratina, e se formam dentro da pele. 

Classificação dos níveis comedogênicos:

A classificação dos ingredientes segue em uma escala de 0 a 5, sendo que 0 é totalmente seguro, ou seja, não é comedogênico, é o 5 o mais agravante nível de comedogenicidade. Até o nivel 2 é considerável não-comedogênicos, e pode ser usado em peles oleosas. De 3 a 5 totalmente comedogênicos. 

0 - Não causa obstrução dos poros
1 - Baixo nível
2 - Moderadamente baixo
3 - Moderado
4 - Razoavelmente alto
5 - Alto

Alguns ingrediente que levam a comedogenicidade:

- Acetlyated Lanolin
- Coconut Butter (manteiga de coco)
- Cocoa Butter (manteiga de cacau)
- Isopropyl Myristate
- Isopropyl Palmitate
- Isopropyl Neonpentanoate 
- Isopropyl Isotearate
- Laureth 4
- Myristyl Myristate 
- Myristyl Lactate
- PEG 16 Lanolin 

Dica 1:
Existe um site chamado CosDNA (cosmetics ingredients search), nele voce pode consultar  cada ingrediente e saber quais componentes oferece risco para sua cuts.


Para acessar basta clicar em www.cosdna.com - O site é em inglês, mas dependendo do seu navegador, dá para traduzir. Para quem não manja do inglês, é uma mão na roda!

Para pesquisar o produto, é bem fácil: basta digitar o nome do produto que você deseja pesquisar no campo de busca. Se o produto estiver cadastrado, irá aparecer as opções, basta clicar e conferir a lista de ingredientes da sua composição.

Esse assunto é bem interessante, né?
Se você já tinha o cuidado de saber a composição dos seus produtos, parabéns! Se não, essa é a hora de você mudar os hábitos. E lembre-se, vá á um dermato sempre que possível.

Um beijoooo!!!!!


Prazer, me chamo Leide Lorenzatto. Tenho 23 anos, natural de Máceio porém atualmente morando em Recife. Sou a L-O-U-C-A da maquiagem e tenho essa paixão desde pequena ( na verdade criança - pequena continuo sendo kk), e fiz disso minha profissão.

21 comentários

  1. Seu post bastante importante, temos que tomar todo cuidado com os produto comedogênicos, eu confesso que ainda não tinha ouvido falar em produtos comedogênicos, você trouxe bastante informações valiosas, agora vou ficar atenta, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Foi muito importante esse post , vou levar pra vida !

    ResponderExcluir
  3. Nossa, a coisa é mais séria que parece. Precisamos tomar muita atenção para saber qual produto usar para não termos esses problemas.

    ResponderExcluir
  4. Nossa senhora, ta explicado muitas coisas da minha vida agora kkkkk
    que horror isso, não sabia que era tão sério assim, porém, como tenho uma tendencia altissima pras espinhas, cansei de usar produtos que pioraram isso, que horrivel, vou tomar mais cuidado na proxima compra.

    ResponderExcluir
  5. olá!
    Com certeza já usei muitos produtos comedogenicos porque direto aparecem as indesejadas espinhas, mas agora vou olhar direitinho para não errar mais.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Parabéns pelo post super informativo e importante pra quem sofre com espinhas e cravos.
    Eu sou uma dessas pessoas, mas confesso que nunca ouvi falar desses produtos... vou até dar uma olhadinha mais atenciosa pra ver se, quem sabe, me ajuda sem piorar a situação né?

    Grande beijo,
    Letícia Franca | Além de 50 Tons
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Caramba, eu nem sabia o mal que esses produtos comedogênicos causavam
    Já tive muitos problemas com espinhas e saber mais sobre esses produtos me deixou mais cauteloso na hora de tratar. Ótimo post.

    ResponderExcluir
  8. Que ótimo post, esclareceu minhas dúvidas quanto aos produtos comedogênicos. Vou ficar mais atenta quanto rótulos dos produtos, minha pele é mista e tenho tendência ao surgimento de cravos.

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia este termo, adorei o post, pois é muito importante saber o que poderá afetar a nossa pele.

    ResponderExcluir
  10. Nossa!!! Eu não fazia ideia do que eram os produtos comedogênicos,ja li em algum rotulo mas confesso que não dei muita importância. Muito obrigada por compartilhar essa dica

    ResponderExcluir
  11. Descobri os risco tem um tempinho já, esse site é muito legal, sempre que quero pesquisar algum ingrediente vou lá

    ResponderExcluir
  12. Nunca tinha ouvido falar sobre os produtos comedogênicos e foi bem esclarecedora essa matéria. Vou começar a ler os rótulos com mais cuidado para evitar problemas de pele.

    ResponderExcluir
  13. Eu particularmente ainda não tinha ouvido falar dos produtos comedogênicos,Mas agora sei dos riscos.Temos que ficar de olho.

    ResponderExcluir
  14. Eu nunca tinha ouvido falar disso, tem pouco tempo que estou me interessando mais por produtos de beleza, e cada coisa nova que leio é mais um aprendizado, valeu por explicar esses cuidados.

    ResponderExcluir
  15. Oi Leide, tudo bem?

    Confesso que sou bem desligada quando o assunto são os produtos que utilizo, nunca olho a composição e nunca me preocupei com isso. Achei muito bacana você trazer este post explicando as consequências desse componente para algumas peles. Como minha pele é muito oleosa, vou passar a ter mais cuidado e olhar as composições certinhas. Adorei o post, muito útil, inclusive o site que citou!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi Leide! Que post bacana! Eu tenho tendência a acne e não sabia sobre esses produtos. E, admito, não me atento as composições do que uso. Já que vi que preciso mudar isso logo. Adorei as dicas e informações que você colocou aqui, são super importantes. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  17. DEsconhecia o termo e os produto com o comedogênico. Esse site sem dúvida ajuda a esclarecer dúvidas, dica mais que anotada!

    ResponderExcluir
  18. Sua dica é muito importante e com certeza vai salvar a pele de muita gente!
    Irei prestar mais atenção nos meus produtos de cuidados com a pele, inclusive.

    Beijos! <3

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    ótima dica, como eu não sou muito de tratar a pele do rosto, acredito que não corro esse risco rs'
    irei passar essa dica e informação para minha prima que ama cuidar da pele!

    beijos!

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia sobre esses produtos. Seu post é muito bom e informativo vou procurar saber mais sobre estes produtos!!!

    ResponderExcluir
  21. Bem diferente, não conhecia este termo, adicionando ao meu vocabulario. Quanto aos produtos são tantos ne. Gostei demais da indicação do site de consulta. Beijos

    ResponderExcluir

 

@leidelorenzatto

Layout Por : Mia Creations | All Rights Reserved.